quarta-feira, 29 de junho de 2011

As trocas gasosas nas superfícies respiratórias:
Os gases importantes para a respiração são o gás carbônico (CO2) e o oxigênio(O2)(gases respiratórios).
As trocas gasosas nas superfícies respiratórias ocorrem por difusão.No sangue venoso,a concentração de gás carbônico(CO2) é maior do que a da água ou a do ar em contato com as superfícies respiratórias,ocorrendo o inverso com o O2.Desse modo,há difusão de CO2 para a água ou ar e entrada de O2 no sangue.O sangue venoso passa,então,a sangue arterial e este processo denomina-se hematose.

No sangue dos vertebrados,tanto o CO2 como o O2 encontram-se dissolvidos no plasma.Entretanto,os vertebrados possuem um pigmento respiratório,denominado hemoglobina,(Hb),contido no interior das hemácias,cuja principal função é aumentar a capacidade do sangue para transportar o oxigênio.Assim,praticamente todo o O2 presente no sangue é transportado pela hemoglobina;somente uma porcentagem mínima fica dissolvida no plasma.
O oxigênio combina-se com a hemoglobina durante a hematose,formando um com a hemoglobina durante a hematose,formando um composto instável denominado oxiemoglobina.Nos tecidos,o O2 se desprende,deixando a hemoglobina livre.



O CO2 difunde-se dos tecidos para o sangue  e parte dele une-se á hemoglobina livre,formando um composto,também instável,denominado carboemoglobina.Nos pulmões,o CO2 difunde-se para os alvéolos,deixando a hemoglobina livre.

Enquanto praticamente todo o oxigênio é transportado pela hemoglobina,isso não ocorre com o CO2;apenas cerca de 23% do CO2 presente no sangue é transportado sob a forma de carboemoglobina.A maior parte,correspondente a cerca de 70% do total de CO2 no sangue,é transportada sob forma de íons bicarbonato no plasma.Os 7% restantes são transportados principalmente pelo plasma como CO2 mesmo.
A hemoglobina  é um pigmento que tem afinidade muito grande com certos gases tóxicos,como é o caso do monóxido de carbono (CO),gás inodoro formado durante combustões.O CO é expelido pelos escapamentos dos carros,pela queima de lenha e por outras combustões.Esse gás forma com a hemoglobina a carboxiemoglobina,que é um composto estável.Como a afinidade da Hb com esse gás é maior do que com O2 ou CO2, a inspiração do monóxido de carbono em recintos fechados pode levar à morte por asfixia,pois todas as moléculas de hemoglobina ficam unidas e a ele de modo estável.Por isso,recomenda-se não deixar ligado o motor do carro em garagens fechadas,pois em tal situação aumenta muito a concentração de CO no ar.
As hemácias são células sangüíneas produzidas em órgãos especiais denomidos hematopoiéticos,representados pelo baço e pela medula óssea vermelha.
Em quase todos os vertebrados,as hemácias são células nucleadas e, portanto, com capacidade de divisão.Nos mamíferos, com exceção do grupo dos camelos,as hemácias são células anucleadas e, portanto, não têm capacidade de divosão celular.
As hemácias têm curta duração no sangue,permanecendo vivas por até três meses no caso da espécie humana.Periodicamente,são repostas por hemácias novas,e as velhas são destruídas principalmente no baço.A hemoglobina é liberada e aproveitada para a formação  de outras hemácias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário