quarta-feira, 29 de junho de 2011

As trocas gasosas nas superfícies respiratórias:
Os gases importantes para a respiração são o gás carbônico (CO2) e o oxigênio(O2)(gases respiratórios).
As trocas gasosas nas superfícies respiratórias ocorrem por difusão.No sangue venoso,a concentração de gás carbônico(CO2) é maior do que a da água ou a do ar em contato com as superfícies respiratórias,ocorrendo o inverso com o O2.Desse modo,há difusão de CO2 para a água ou ar e entrada de O2 no sangue.O sangue venoso passa,então,a sangue arterial e este processo denomina-se hematose.

No sangue dos vertebrados,tanto o CO2 como o O2 encontram-se dissolvidos no plasma.Entretanto,os vertebrados possuem um pigmento respiratório,denominado hemoglobina,(Hb),contido no interior das hemácias,cuja principal função é aumentar a capacidade do sangue para transportar o oxigênio.Assim,praticamente todo o O2 presente no sangue é transportado pela hemoglobina;somente uma porcentagem mínima fica dissolvida no plasma.
O oxigênio combina-se com a hemoglobina durante a hematose,formando um com a hemoglobina durante a hematose,formando um composto instável denominado oxiemoglobina.Nos tecidos,o O2 se desprende,deixando a hemoglobina livre.



O CO2 difunde-se dos tecidos para o sangue  e parte dele une-se á hemoglobina livre,formando um composto,também instável,denominado carboemoglobina.Nos pulmões,o CO2 difunde-se para os alvéolos,deixando a hemoglobina livre.

Enquanto praticamente todo o oxigênio é transportado pela hemoglobina,isso não ocorre com o CO2;apenas cerca de 23% do CO2 presente no sangue é transportado sob a forma de carboemoglobina.A maior parte,correspondente a cerca de 70% do total de CO2 no sangue,é transportada sob forma de íons bicarbonato no plasma.Os 7% restantes são transportados principalmente pelo plasma como CO2 mesmo.
A hemoglobina  é um pigmento que tem afinidade muito grande com certos gases tóxicos,como é o caso do monóxido de carbono (CO),gás inodoro formado durante combustões.O CO é expelido pelos escapamentos dos carros,pela queima de lenha e por outras combustões.Esse gás forma com a hemoglobina a carboxiemoglobina,que é um composto estável.Como a afinidade da Hb com esse gás é maior do que com O2 ou CO2, a inspiração do monóxido de carbono em recintos fechados pode levar à morte por asfixia,pois todas as moléculas de hemoglobina ficam unidas e a ele de modo estável.Por isso,recomenda-se não deixar ligado o motor do carro em garagens fechadas,pois em tal situação aumenta muito a concentração de CO no ar.
As hemácias são células sangüíneas produzidas em órgãos especiais denomidos hematopoiéticos,representados pelo baço e pela medula óssea vermelha.
Em quase todos os vertebrados,as hemácias são células nucleadas e, portanto, com capacidade de divisão.Nos mamíferos, com exceção do grupo dos camelos,as hemácias são células anucleadas e, portanto, não têm capacidade de divosão celular.
As hemácias têm curta duração no sangue,permanecendo vivas por até três meses no caso da espécie humana.Periodicamente,são repostas por hemácias novas,e as velhas são destruídas principalmente no baço.A hemoglobina é liberada e aproveitada para a formação  de outras hemácias.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tô eu aqui entrando para dizer que hj iria postar no tumblr porém ele não quer abrir --'
Mais já que lá não abre entro aqui para dizer que talvez amanhã as 8:45 estaremos aqui postando algo sobre o nosso trabalho,é isso que eu espero né???
Bom gente é isso entrei rapidinho =)
Se cuidem ....
                Beijos Cy

quarta-feira, 15 de junho de 2011


Nossos pulmões são órgãos que fazem como um sistema de trocas gasosas.Quando prendemos a respiração por muito tempo,da uma sensação de aperto.Essa sensação de aperto é devido ao excesso de dióxido de carbono em nossos pulmões,isso torna muito perigoso se o corpo deixar  acumular.

Quando expiramos,nossos pulmões eliminam o gás carbônico e quando inspiramos eles recebem o oxigênio que chega no interior do nosso corpo.O oxigênio é muito importante para manter nosso corpo funcionando.   

quarta-feira, 8 de junho de 2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O sistema respiratório do organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio.que envolve vários processos como: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios e os alvéolos pulmonares.
Cada um desses processos possui especializações relacionadas à função que desempenham, por exemplo: no interior das narinas é secretado um muco polissacarídeo que, associado à presença de pelos, auxiliam na defesa do organismo, impedindo a entrada de impurezas (filtrando o ar), retendo partículas indesejáveis e micro-organismos patogênicos.            
Após inspirado, entrando pelas narinas (cavidade nasal), o ar passa para a faringe, uma região que comunica o sistema digestório ao respiratório através de uma válvula denominada epiglote.            
Durante o processo respiratório, a epiglote permite a passagem de ar de forma a não fechar a abertura de acesso à laringe em relação à glote. Em seguida, o ar inspirado atinge então a região da laringe (estrutura formada por cartilagem), local onde se encontra as cordas vocais que proporcionam a voz, a partir da emissão de uma corrente de ar que vibra as pregas vocais produzindo o som.Imediatamente o ar percorre a traquéia, que se divide (bifurca) em dois ramos chamados brônquios, um em direção ao pulmão direito (que contém três lóbulos) e o outro para o pulmão esquerdo (com dois lóbulos). Dos brônquios partem numerosos canalículos (os bronquíolos), e em suas terminações encontram-se os alvéolos.


O gás carbônico é então eliminado por meio da expiração, efetuando o percurso inverso ao da inspiração: alvéolos, bronquíolos, brônquios, traquéia, laringe, faringe, cavidade nasal, narinas e meio externo.
Todo esse processo ocorre em consequência ao movimento periódico da musculatura do diafragma e também de músculos que, interligados às costelas (músculos intercostais), harmonizam uma alteração do volume torácico.
- Na situação de contração do diafragma (deslocando-se para baixo) e relaxamento dos músculos intercostais (expansão das costelas), a cavidade torácica tem seu volume aumentado, proporcionando uma baixa pressão no interior do pulmão, o que resulta na entrada de ar rico  em oxigênio).                                                                                                                                                                                    
-Na situação de relaxamento do diafragma (deslocamento para cima) e contração dos músculos intercostais (retração das costelas), a cavidade torácica tem seu volume diminuído, proporcionando uma alta pressão no interior do pulmão, resultando na saída de ar (rico em gás carbônico).





quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sistema Respiratório:

É o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas dos organismos dos seres vivos.Nós vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões.  

Já nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias.Enquanto que os artrópodes terrestres a respiração é assegurada por um sistema de traquéias.

Nos organismos unicelulares e em alguns animais,como as esponjas,e também assim como as ''plantas'',não existe um verdadeiro sistema respiratório,sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as células do organismo.  



Sistema Respiratório

Nosso primeira postagem estará falando sobre,o sistema respiratório.Nós alunos do 3 ano do  Colégio Cenecista  Marechal Rondon estamos realizando um trabalho para a aula de biologia.